terça-feira, 23 de abril de 2013

Comitê de Governança

Sistema de Segurança Pública passa 
por avaliação do Comitê de Governança
Nonato de Souza
Tatiana Campo
Hellen Monteiro



Os Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), reuniu seus componentes (Policia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran) na manhã de segunda-feira, 22/04 com o governador Tião Viana.
Essa reunião, tratada por “Comitê de Governança”, serve para avaliar os resultados de 2012 em relação ao ano anterior. Está prevista dentro do Plano Estadual de Segurança Pública, com base no Pacto pela Paz.
Na avaliação de analista criminais do SISP, o Acre tem motivos para comemorar. É que mais uma vez o número de crimes de homicídios está dos níveis toleráveis.
“Ficamos abaixo da média nacional de números de homicídios para cada grupo de cem mil habitantes e que a cada ano a integração e o trabalho conjunto têm gerado resultados positivos.”, avalia o secretário de segurança pública Reni Graebner.
Homicídios - Graebner, explica porque o índice é chamado de “tolerável”. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera uma taxa tolerável dez homicídios para grupos de cem mil habitantes.
No Brasil a taxa média de homicídios a cada cem mil habitantes foi de 29,5 em 2012 e o Acre se manteve abaixo deste índice, atingindo 23,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os dados foram obtidos pela Secretaria de Segurança com base em pesquisa direta entre as secretarias de segurança de 19 estados, para montar uma planilha de avaliação que mostrasse a posição do Acre em relação aos demais estados.
Em 2011 o Acre atingiu a menor taxa dos últimos 16 anos, com 18,5 homicídios a cada grupo de cem mil habitantes. A meta para 2014 é 20,7%, lembrando que a cada ano o estado cresce em média 3% em sua população.
Novos Investimentos


 
O governador Tião Viana agradeceu o esforço de cada órgão envolvido e principalmente dos policiais militares e civis e bombeiros, que têm procurado desempenhar suas funções com excelência. Ele também encaminhou uma reunião entre o sistema de segurança e os secretários de outras pastas, para mostrar o trabalho de inclusão socioeconômica que tem sido feito e em como os resultados destas ações poderão refletir de forma positiva nos resultados da segurança pública e diminuição de violência.
Tião voltou a citar a imprensa sobre sua importância na divulgação das ações do Governo e garantiu investir na capacitação e aperfeiçoamento das forças policiais se referindo a treinamentos tiros que serão impostos aos policiais militares e de explosivos para o grupamento do Batalhão de Operações Especiais - BOPE.
No âmbito de investimento através da SESP, o secretário Graebner explicou: “Um convênio está sendo elaborado, para assinatura em breve, para integrar o Sisp ao Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Polícia Federal. “Vamos formar uma força tarefa para combater a violência e, além disso, decidimos incrementar ações dos fóruns comunitários”. Onde a comunidade nos ajuda a discutir os problemas e nos apresenta contribuições para o trabalho da polícia militar, direcionando a nossa atuação”, acrescentou.
Já o Comandante da Polícia Militar, Coronel José Reis Anastácio: “O sistema integrado tem possibilitado resultados mais rápidos e um trabalho mais consistente. A cooperação entre os órgãos e corporações traz um serviço melhor para a sociedade e facilita o desenvolvimento das nossas demandas. A PM está disposta a colaborar, nossos homens têm se esforçado para alcançar as melhores metas e o governo tem procurado oferecer equipamentos e estrutura de trabalho”, disse.

terça-feira, 16 de abril de 2013

QUEIXAS ON LINE



Delegacia Virtual já recebeu 188
pedidos de ajuda desde janeiro

Nonato Souza
ASCOM/SESP
Em 16/04/2013



O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SESP) oferece à população a comodidade de registrar pequenas infrações, perda de documentos, desaparecimento de pessoas e até crimes de baixa complexidade como o furto, na comodidade do próprio lar através de um micro computador.

Desde janeiro desde ano está em funcionamento a Delegacia Virtual através do número 181. O público interessado no serviço, acessará o portal HTTP://www.seguranca.ac.gov.br, vai em Delegacia Virtual  e escolhe a opção  que desejar. Preenche o formulário e envia ao destinatário.

 Após análise por parte do coordenador Geral da Delegacia Virtual os dados são checados e, estando corretos, a queixa será  validada. Em um prazo  de máximo de 24 horas o solicitante será contatado e notificado sobre o andamento do seu caso. 
Segundo a coordenadora da Delegacia Virtual, agente de Polícia Civil Tatiane Nascimento de Araújo, desde sua implantação dia 28 de janeiro desde ano já foram  registradas  182 ocorrências

“Embora a delegacia esteja em pleno funcionamento durante 24 horas, a demanda ainda é reprimida por falta de divulgação e desconhecimento.

O coordenador geral do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) delegado José Henrique Mercel, a falta de maior divulgação era necessário para que os operadores se familiarizassem com a nova ferramenta e pudessem fazer um atendimento com qualidade para o usuário do sistema. 

Henrique reconhece que o tempo entre, pedido e resposta está muito longo.  Mas garante que estão em andamento projetos de aperfeiçoamento para melhorar o atendimento com a intenção de baixar esse tempo.

DISK DENUNCIA

No mesmo dispositivo e ambiente da Delegacia Virtual está em pleno funcionamento um serviço não menos importante e com enorme aceitação  do público que é o DISK DENUNCIA pelo telefone  197.

A SESP se cercou dos cuidados necessário para combater os trotes. Há garantias que a pessoa que fez a denuncia jamais será identificada  e tem garantias de sigilo absoluto.
A ideia do DISK denuncia é identificar paradeiros de foragidos da justiça, ponto de venda de drogas, prostituição infantil, abuso contra menores e adolescentes, sequestro, cárcere privado e demais crimes  que a população queira denunciar.

Simposio em Carcere com participação do Acre



Diretores da SESP/Ac  participam de simpósio 
de segurança na fronteira em Cárceres/MT

Nonato de Souza
Fonte: Assessoria/Sesp-AC
Data: 16/04/2013

O interlocutor do Enafron no Acre, delegado da PF aposentado Alberto Nascimento da Paixão, em companhia do Secretário Executivo do programa  do Governo Federal “Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteiras (Efanaron), Major-PM Almir Silva e do Diretor Geral do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), Delegado de Polícia Civil  José Henrique  viajaram para o município de  Carcere/MT.

Eles foram participar, do 1º Simpósio de Segurança Pública na Fronteira de Mato Grosso e o VI Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron),  entre os dias 16 e 18 de abril.

O evento acontece no Sesi Clube do Município de Cáceres, com objetivo de proporcionar discussões sobre a política para as localidades fronteiriças e avaliar o Plano Estratégico de Fronteiras, implementado conforme Decreto Presidencial n°7.496 de 08 de junho 2011.

O Plano tem como diretrizes principais a integração e execução de ações conjuntas, troca de informações, ampliação do quadro de pessoal e estrutura dos órgãos de Segurança Pública federais e estaduais, controle aduaneiro e das Forças Armadas, com o apoio dos estados e municípios situados na faixa de fronteira, bem como a realização de parcerias com os países vizinhos, visando fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e repressão de delitos na fronteira do Estado.

Participam do evento, o Acre e mais 10 Estados que fazem fronteira com outros países. Mais sobre o assunto confirma no link. http://www.bombeiros.mt.gov.br/?f=noticia&id=1781

Em Destaque



Sistema SIGO, criado no Acre e MS
será demonstrado em feira de segurança

http://www.aquidauananews.com

O SIGO, que é referência no país e é usado pela Secretaria de Segurança Pública de MS, está entre as atrações da ISC Brasil 2013, uma das mais importantes feiras de segurança do País.

A CompNet, empresa de Campo Grande especializada em soluções sistêmicas para a área criminal e defesa civil, vai demonstrar o SIGO - Sistema Integrado de Gestão Operacional na 8º edição da ISC Brasil 2013 - Feira e Conferência Internacional de Segurança, que acontece de 16 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O SIGO, que já é utilizado em Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, e está em processo de implantação em outros dois estados brasileiros e em fase de negociação em mais dois países na África e América Central, é o único sistema do gênero no país e cria uma grande rede de informações criminais integrando todas as corporações de segurança em tempo real e em um único banco de dados.

Trata-se de um sistema de coleta, tratamento e convergência das operações e informações das Polícias Militar, Civil, Técnica e Científica, Bombeiro Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Poder Judiciário, Penitenciarias e Centros de Atendimentos Emergenciais. Ele adota normas e práticas operacionais que mudam a maneira como são conduzidos os procedimentos, interligando-os e unificando-os de ponta a ponta.

Um dos módulos do sistema permite que cada viatura tenha acesso a todos esses dados, em tempo real, diretamente no tablet ou celular onde o policial ou agente estiver. Por meio do tablet, a central que envia as ocorrências para os policiais sequer precisa utilizar o rádio ou telefone. O atendente do 190/192/193 tem, em uma tela de computador, a geolocalização exata de cada viatura e todo procedimento de empenho acontece de forma automática.

Na central, assim que o atendente recebe um chamado (190, 192 ou 193) identifica o fato, evolvidos e sua localidade, o SIGO já mostra para o despachante as viaturas ou agentes mais próximos e com um simples click ele empenha e acompanha visualmente o desenrolar do atendimento como, por exemplo, o acompanhamento georreferenciado em tempo real da viatura, quanto tempo ela vai demorar a chegar ao local, quantas viaturas e quais as forças estão empenhadas naquela ocorrência e muito mais.

Na viatura empenhada, o agente recebe o local exato, orientado por GPS e mapa, e todos os detalhes da ocorrência, inclusive inserir informações para fechamento do boletim de ocorrência. Somente esse procedimento pode trazer no geral uma economia de até 60%, cálculo baseado no empenho eficaz de toda infraestrutura como efetivo, viaturas, combustível e o mais importante reduzindo o tempo de atendimento ao cidadão. 

Acordos de cooperação com a Bolívia



Comissão de autoridades bolivarianas chega
ao Acre para reforçar acordos de cooperação

Nonato de Souza
Ascom/ SESP
Em 16/04/2013

Foto: Helen Monteiro

 Autoridades  da Bolívia se inteiram sobre a estrutura operacional da Segurança Pùblica do Acre

Uma comissão de autoridades bolivianas chegou à manhã desta terça-feira 16/04 em Rio Branco-AC, para uma visita oficial e renovar os acordos firmados em junho de 2012, durante o seminário internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na PAN-Amazônia Sudeste”, com a participação de Brasil, Bolívia e Peru.
Deste seminário saiu um documento de intenções e propostas de acordos, denominado de “Carta de Rio Branco”

O documento a “Carta de Rio Branco”, firma protocolos de intenções que contemplam setores da Economia, Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social, Transportes, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Energia Elétrica, Redução da Pobreza, Segurança Pública e iniciativa para fortalecer o desenvolvimento das fronteiras.

O acordo contempla ainda: facilidade nos transportes de mercadorias e pessoas, desburocratização no serviço da aduana, infraestrutura e ampliação do setor aeroviário como a duplicação do aeroporto e ampliação do terminal de passageiros no aeroporto internacional Anibal Arab, em Cobija. 

A construção de duas pontes. Uma para ampliar o acesso de veículos a partir do Rio Acre em Brasiléia e outra sobre o igarapé Rapirrañ, ligando o Município de Plácido de Castro a Vila Comercial Evo Morales.
Ainda de acordo com o documento, na área de Segurança Pública, querem os vizinhos bolivianos e peruanos, a criação de um Comitê Misto para programar o desenvolvimento de ações na área de segurança e defesa social, com duração de dois anos.

A comissão boliviana é formada pelo Dr. Pedro Villa Olarte (Assessor do Governador). Capitão Naval Hugo Méndez (Diretor de Casa De Governo de Governo – mesmo que chefe do gabinete civil), Sraª Dóris Dominguez, Secretária de Desenvolvimento Produtivo da Amazônia, Mary Cruz Alarcon (Tec. Responsável de Projetos de Açudes e Alevinos) Engenheira Patrícia Quisp (Tec. Do Projeto de Borracha). Comandante do Departamento de Polícia, Edwin Sánchez Del Carpiu, Diretor da FELCC DA Polícia de Pando, Ramiro José Cuba Diaz e Fred Sempertigue, Diretor do Regime penitenciário.

AGENDA

Em Rio, a comitiva boliviana visitou o vice Governador, O comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Superintendência da Polícia Federal e a Penitenciária do Quinari.   O Secretário de Segurança, Reni Graebner esteve entre as autoridades do Acre, na recepção da comitiva boliviana. 

O Governo do Acre naturalmente irá pedir colaboração dos vizinhos Bolívia e Peru, para conter a imigração ilegal de cidadãos haitianos e de outras nacionalidades que estão usando esses países como rota para chagar ao Brasil através dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia.