quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Delegacia Virtual e Disk Denúncia

População vai contar com Delegacia Virtual  e Disk Denúncia


A Secretaria de Segurança Publica – SESP, está finalizando o treinamento da equipe que vai atuar  na Delegacia Virtual (através do telefone  197)  e do DISK Denuncia  cujo número é 181.
O novo serviço por enquanto está funcionando de forma experimental.  A idéia, segundo o secretário de Segurança Pública Dr. Reni Graebner  é colocar essa ferramenta à disposição da população o mais rápido possível.
São 35 profissionais que irão se revezar no atendimento em plantões de 6 horas, cujo serviço estará disponível a  todo Estado..
 Pelo telefone 197  por exemplo, o cidadão poderá  registrar, através da delegacia Virtual, perdas de documentos, pequenos furtos e outras infrações de menor complexidade.  O  reclamante receberá por e-mail, cópia da ocorrência que registrou, devidamente validade pela autoridade policial. Isso vai facilitar a vida das pessoas e desafogar o atendimento nas delegacias. Tornará o atendimento mais ágil.
Já pelo Disk Denuncia, numero 181 -, qualquer cidadão poderá fazer denuncias refrentes ao tráfico de drogas, procurados pela Justiça. Atos de violência e tortura por servidores públicos.  Abuso contra idosos e crianças, violência sexual, prostituição infantil, cárcere privado e outros crimes.
O secretário Reni explicou aos futuros atendentes do serviço que tão importante quando o registro das denuncia é a resposta e o atendimento das demandas “para que o serviço não caia em descrédito. Daí a necessidade de todas unidades de segurança pública se adequarem  a nova realidade e  se estruturarem para atender  o novo serviço”.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Licitando equipamentos




SESP pede  a CPL, agilidade na licitação  de
equipamentos para policia na fronteira

Nonato de Souza
Sesp/Ascom


 O secretário de Segurança Pública Ildor Renir Graebner, visitou hoje pela manhã (23/01) o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Wagner Soares de Souza. Foi levar em mãos o processo de licitação versão “Pregão Eletrônico”, para registro de preços para aquisição de 46 caminhonetas, 24 veículos de passeio, uma van, 7 carretas para transporte de barcos, 7  barcos   e 62 motocicletas.
Os equipamentos fazem parte da segunda etapa do Enafron e se destinam  a estruturação das Unidades Policiais nos Municípios de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Plácido de Castro, Assis Brasil, Capixaba, Santa Rosa do Purus e Feijó.
Os recursos, oriundos da Secretaria Nacional de segurança Publica, orçados em mais de 9 milhões já estão aprovados e liberados faltando apenas a parte da licitação.

Visita oficial



Secretário de segurança faz visita
oficial ao prefeito de Rio Branco

Nonato de Souza
Ascom/SESP


No final da tarde de terça feira 22, o Secretário de Segurança Pública Ildor Renir Graebner, junto com seus principais assessores, fez uma visita de cortesia ao prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre.
Após as felicitações pela vitória nas eleições de outubro de 2012 e votos de sucesso pleno na nova missão, a conversa  girou em torno  na nova legislação que tira do Fundo de Aparelhamento Policial  - Funrepol  - e passa para o âmbito do município, a responsabilidade de  impor horários de funcionamento para bares e similares.
Mostrando-se bastante conhecedor dos problemas da cidade, o prefeito disse que  sua equipe de planejamento já elabora projeto de instalação de Câmaras de Vídeo monitoramento na parte interna do Terminal Rodoviário Urbano e demonstrou preocupação com a migração  para área do Terminação  de uma reduzida  parcela de moradores de Rua que estão criando muitos conflitos na área do terminal.
Reni explicou que a Secretara de Segurança  continuará em sua missão constitucional, através do aparato policial, de fazer a fiscalização repressiva dos logradouros públicos e se colocou a disposição para qualquer parceria que se fizerem necessárias.

Cieps recebe ações contra mosquito da dengue



CIEPS recebe busca ativa de larvas de mosquito da
dengue e limpeza  completa em toda sua extensão

Nonato Souza
SESP/Ascom
Em 21/01/2013



Preocupada com eventual aparecimento do mosquito Aedes Egypti (responsável pela transmissão da Dengue) no entorno do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública – CIEPS -, a diretora Giselle Gabriel Gadelha recorreu ao secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner para que fosse feito  pesquisas de larvas de mosquito  bem como uma completa limpeza no local.
Através da gestão compartilhada entre Estado e Município, uma equipe da Deracre - e agentes de endemias, responsável para identificação de criadouros de larvas do Mosquito, lotados na Secretaria  Municipal de Saúde  (SEMSA) em coordenação com a Secretaria Estadual de Saúde estiveram por toda sexta-feira da semana passada, dia 18, atuando no local. Ao final, o terreno ficou limpo e os criadouros de larvas identificados foram eliminados.
Da SEMSA, os pesquisadores João José, Marcio Fernandes e Cleylson Cláudio identificaram pelo menos três criadouros de larvas dentro de pneus usados e deixado ao relento.  Fizeram capturas de mosquitos e anotaram diversas recomendações  preventivas.
O encarregado pelo serviço de limpeza do DERACRE, Raimundo Gomes Lira garantiu a conclusão dos trabalho até o final do dia.
Para a diretora Giselle Gadelha,  tanto a limpeza do terreno quanto a busca ativa de criadores de  mosquito da Dengue são importantes.   “A partir do próximo mês terá inicio a curso de capacitação para  790 alunos  da capital e do interior  (das corporações das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros) que passaram no concurso público do ano passado.
Essas ações demonstram a preocupação e o cuidado que a Secretaria  de Segurança Pública tem com alunos  do sistema de segurança pública que frequentarão o Centro assim como os demais usuários do  CIESP. Disse que as ações integradas entre Estado e Município  proporcionam  essas boas ações e  trazem benefícios imediatos.
“Isso não seria possível se Estado e Município  não trabalhassem com essa afinidade”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para combater a crminalidade...



 Sesp e Conem vão ministrar curso
 contra uso de drogas em Acrelêndia

Nonato de souza
Ascom/Sesp
Em 23/01/2013

 Prefeito de Acrelandia Jonas da Farmáciabrecebem em seus gabinete  gestores da SESP

No dia 16 deste mês, o prefeito de Acrelândia,  Jonas Dales da Costa Silva (Jonas da Farmácia) esteve  participando de uma reunião na Secretaria de Segurança Pública (SESP), onde foi recebido pelo Secretário Renir Graebner, diretor Operacional da SESP, Alberto da Paixão Nascimento, secretário adjunto de Polícia Civil, André Luiz Prado Monteiro e pela diretora executiva da gestão estratégica da SESP, Rosimeyre Fonseca.

O prefeito estava acompanhado do delegado de Polícia Civil de Acrelândia, Fabrízzio Leonardo Sobreira, do tenente Eliézio Oliveira da Silva, representando a Polícia Militar e dos vereadores José Donizete de Melo, José Garcia Rodrigues e Ariston de Souza Jardim, além da deputada federal Perpétua Almeida. 

O prefeito veio buscar soluções para o setor de Segurança Pública por considerar que o índice de criminalidade vem crescendo no últimos tempos.

O delegado Fabrizzio conhecedor profundo da área de segurança no município explicou que o aumento da criminalidade tem como “pano de fundo”  a comercialização e consumo de álcool e entorpecentes.

A Sesp já se adiantou em uma ação de impacto relacionada à questão das drogas. Hoje pela manhã enviou ao Município de Acrelândia, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, professor Mário Elder de Melo Lima, levando a proposta de um curso de capacitação para 35 educadores da rede Municipal de Ensino, que os habitará a abordar o assunto das drogas, com eventuais usuários entre a  comunidade escolar, que possa influenciar, estimular e disseminar o consumo de drogas entre os demais alunos.

Vale ressaltar que a rede de ensino público de Acrelândia atende 5 (cinco) mil alunos entre o jardim da infância até a 9º série do Ensino Fundamento. É composta por 45 escolas e 138 professores.

No ano passado o mesmo curso foi ministrado para professores de Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri, Capixaba, Sena Madureira e agora em Acrelândia. A idéia da SESP é levar o curso a todos os 22 municípios do Acre até o final deste ano.

O prefeito acolheu de imediato a idéia do curso, se colocando à disposição para ajudar no que for possível.Ficou pactuado que o curso  será ministrado entre os dias 31/01 a 2/02. 

Falando da importância do Curso o diretor do Conen disse que geralmente os professores tem conhecimento da presença de usuários de drogas entre seus alunos mas fingem não saber por medo ou por não saber como abordar o assunto. “Após a conclusão do curso o professor vai se sentir confiante e, como após o curso será criado pela prefeitura o Conselho Município de Ante Drogas, o professor já terá uma referência  para encaminhar a questão, lembrando sempre que o foco do curso é prevenir e tratar”.