quinta-feira, 29 de março de 2012

Oportunidade de Vida

Estado garante oportunidade de trabalho para
34 pessoas através da qualificação profissional
Nonato de Souza
Ascom / Sesp
Em 29/03/2012





Uma ação de Segurança Pública com foco na responsabilidade social denominado de “Uma Oportunidade em Minha Vida”, proporcionou a reinserção social e a formação técnica o para 34 pessoas, todas moradoras de bairros adjacentes a 5ª Regional de Segurança Pública, localizada nos limites da Rua do Divisor, entre os bairros Eldorado e Vitória.

O projeto é voltado para pessoas carentes da comunidade e parte da população local, egressa do sistema prisional e em dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, seja por falta de qualificação profissional ou preconceito.
Uma solenidade oficial marcou a conclusão e entrega de certificados para 19 novos pedreiros e 15 pintores. O evento aconteceu no templo da Igreja do  Evangélio Quadrangular. Os alunos foram capacitados por professores do SENAI. Parceiros importantes da Secretaria de Segurança Pública como SENAI, a Secretaria Estadual de Pequenos Negócios, e o envolvimento  da igreja garantiu o sucesso da promoção. Cinco eventos semelhantes devem acontecer naquela regional até o  final do ano.
Prestigiaram a solenidade o secretário adjunto de Segurança Pública Ermício Sena, representando o governador Tião Viana, a sub secretária da Secretaria de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro, o  atual comandante da 5ª Regional de Segurança Pública, Ten.Cel-PM Stefani Elias Borgani Barabari e o ex comandante da regional, Cel-PM  Marco Aurélio Paladino, representando o comandante e Polícia Militar Cel-PM José dos Reis Anastácio e  a delegada Maria Lúcia Jacoud, Coordenadora da Polícia Civil da 5ª Regional.  
O secretário adjunto de Segurança Pública Dr. Ermício Sena disse que: “oportunizar o acesso  ao trabalho com a promoção de Cidadania, é uma ação estratégica do Governador Tião Viana em sua política pública de promover Justiça com Responsabilidade Social.
Disse que a saída  do Cel-PM Paladino  do comando da 5ª Regional  deixará saudades  por sua dedicação mais por outros  lado lembrou que  a chegada do Ten-Cel Stafani traz a garantia da continuidade dos projetos que vinham sendo  executados e garantiu a população: “Não haverá   descontinuidade das ações  da segurança  pública no combate a criminalidade nesta  regional”.
 Enalteceu o trabalho inovador e vitorioso do Cel-PM Paladindo mas lembrou  das experiências   que o novo comandante traz  de Cruzeiro do Sul e Feijó,  onde trabalhou nos últimos anos e também deixou muita saudades entre a população.
Por fim o secretário adjunto disse que o governador Tião Viana já autorizou a contratação - por concurso público - de novos agentes  para  as Policia Militar e Civil.

TERMO DE POSSE

Novos delegados tomam posse na Polícia Civil
Pedro Paulo (ascom/sesp)

O governo do Estado reforçou a polícia do interior nesta segunda-feira, 26, com a posse de três novos delegados da Polícia Civil. Na próxima quarta-feira, 28, eles assumirão as delegacias em Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Os novos delegados são: Samuel Silva Mendes, José Luís Tonini e Carla Ivane de Britto.
A assinatura dos termos de posse aconteceu no gabinete do secretário da Polícia Civil, Emylson Farias, no início desta manhã. Participaram do ato o secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, André Monteiro, secretário-adjunto da Polícia Civil, Denise Castelo Bonfim, juíza de direito, Carlos Flávio Portela Richard, corregedor-geral de polícia, além de familiares e amigos dos empossados.
Samuel Silva Mendes ficará em Tarauacá. José Luís Tonini e Carla Ivane de Britto atuarão em Cruzeiro do Sul. “É um sonho realizado. Agora se inicia uma nova etapa, de muita responsabilidade, um dever que assumimos do qual a sociedade espera o nosso melhor. Estamos aqui para somar, pois sabemos da importância de fazer parte do sistema de segurança do Estado”, enfatizou o delegado José Luis Tonini.
Acreano, o delegado Samuel Mendes possui um histórico na área de segurança pública por ter exercido a função de policial voluntário, agente de polícia civil e oficial de justiça. Ele assumirá  a regional de Tarauacá por ter feito concurso para aquela região e que tem competência prorrogada ao município de Jordão.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Câmara Temática de Fronteira

SESP reúne para definir planos
 e estratégia de reaparelhamento
Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 26/03/2012

A Secretaria de Segurança Pública (SESP) reuniu nesta segunda-feira 26, a Câmara Temática de Segurança Pública da Fronteira.  A Câmara Temática é composta por representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), e sua composição é uma das exigências da portaria da Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP de nº 12 de 16 de março de 2012.
Atuará com ações compartilhadas na elaboração de projetos de aquisição de equipamentos e aparelhamentos nos municípios acreanos que irão dispor de bases ou escritórios, do programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras - ENAFRON.
Os municípios a serem beneficiados são: Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Santa Rosa dos Purus Sena Madureira, Acrelândia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Sena Madureira, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Em seu teor a portaria Institui processo de habilitação de propostas para desenvolvimento de ações relacionadas ao Projeto de Apoio ao Reaparelhamento dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública no âmbito do ENAFRON.

O processo de habilitação de propostas de que trata a referida portaria aplica-se somente aos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, situados na fronteira brasileira.
Uma pontuação em formato de peso influi diretamente da quantidade de recursos a ser acessado por cada estado incluído no programa:



Máximo de recursos previstos por UF
peso

População residente na faixa de fronteira
1,00
Municípios existentes na faixa de fronteira
0,50
Repasses anteriores de recursos
1,00
Homicídio na faixa de fronteira
3,00
Extensão da faixa de fronteira por UF
0,50
Vulnerabilidade de tráfico de armas (apreensões)
1,50
Vulnerabilidade de tráfico de drogas - cocaína e maconha (apreensões)
2,50
Total
10,00
Por esses critérios, o Acre vai acessar recursos iniciais no valor máximo previsto que é: R$ 13.006.838,70. As propostas deverão ser apresentadas por intermédio das Secretarias Estaduais de Segurança Pública para implementação das seguintes ações, exclusivamente na faixa de fronteira:

a) Estruturação de Unidades Especializadas de Fronteira;
b) Estruturação de Unidades das Polícias Rodoviárias Estaduais;
c) Estruturação de Unidades Policiais para atuação em vias fluviais e lacustres;
d) Fortalecimento da Inteligência de Segurança Pública;
e) Inovações tecnológicas de monitoramento e controle fronteiriço;
f) Reaparelhamento de centros e postos integrados de segurança pública e fiscalização, e unidades das Polícias Civis, Militares e Perícia.

Os Estados têm menos de um mês para apresentar seus projetos e se credenciarem a acessar os recursos. O não cumprimento dos prazos descredencia a participação no programa, nos recursos atuais e futuros que virão se tudo transcorrer dentro dos prazos estabelecidos. Técnicos do SISP estão trabalhando em tempo integral para atender o cumprimento das metas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Palestra contra uso de drogas

Agentes do IAPEN recebem
capacitação de prevenção as drogas.

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 22/03/2012



O coordenador do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Professor Mário Elder promoveu uma palestra na manhã desta quinta-feira aos alunos do Curso de Preparação de Agentes do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).
Os “agentes alunos” fazem parte de um grupo de 121 calouros recém aprovados em concurso público que está em fase de preparação profissional no Centro Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública – CIEPS.
Segundo informações da gerente da Escola de Administração Penitenciaria Laélia Maria Araújo, os alunos já receberam todas as informações sobre o tráfico e consumo de drogas. “Agora, através da palestra do professor Mário Elder recebem noções sobre a prevenção e o uso abusivo de produtos entorpecentes”.
O professor Mário Elder é referência no Acre quando se trata de conhecimentos sobre a prevenção contra as drogas, tendo ministrado dezenas de cursos para alunos e professores da rede pública de Ensino.
“Este ano haveremos de capacitar os educadores de todo Estados em curso de abordagem sobre o consumo de drogas, pois essa demanda vem sendo bastante solicitada. Os professores sem os conhecimentos específicos também se sentem constrangidos em abordar o tema com alunos usuários”.
O diretor de Operações da SESP, delegado Alberto da Paixão esteve presente ao evento e falou aos estudantes da importância para eles, adquirirem conhecimento relacionado às drogas, já que irão trabalhar em unidades prisionais “onde ocorrem freqüentes incidência envolvendo encarcerados ou visitantes com drogas”.

terça-feira, 20 de março de 2012

NAP tem novo endereço

NAP oferece atendimento psicossocial
 para agentes da segurança Pública

Nonato de Souza
Francisca Belém
Ascom/SESP
Em 20/03/2012

Núcleo de Apoio Biopsicossocial - NAP, órgão veiculado a Secretaria de Segurança Pública, tem novo endereço. Desde a manhã desta sexta-feira 16, a instituição passou a funcionar na Rua Geraldo Mesquita 216, Estação Experimental. (68)3223-7817).

De acordo com informações da coordenadora do NAP a psicóloga Francisca Belém, o projeto de implantação do núcleo teve por objetivo oferecer atendimento psicossocial aos policiais civis e quadro de apoio da Sesp. E logo após ocorrer a celebração do convenio com o governo federal através  do projeto de estruturação do núcleo, o objetivo foi atender todo o sistema integrado de segurança publica visando oferecer auxílio biopsicossocial aos policiais civis, militares, bombeiros e quadro de apoio da Secretaria de Estado, com ações preventivas que possibilite o bem estar psíquico, reintegração do servidores em seu ambiente de trabalho, orientando no enfrentamento das dificuldades emocionais auxiliando a instituição no gerenciamento das problemáticas inerentes ao desempenho da função”.

Belém é gestora, fundadora e a principal articuladora das políticas públicas, no âmbito da SESP, que visam auxiliar nas demandas do servidor que demonstrem comprometimento em seu bem estar, nas suas relações pessoais, familiares e institucionais.
“Nossa idéia é oportunizar um novo modelo de vida que possibilite mudanças positivas na forma de enfrentar seus conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos desenvolvendo e fortalecendo competências emocionais, tornando-o menos vulnerável a fatores estressores”.

Durante a apresentaçao das novas instalações do NAP, Belém disse que finalmente a SESP, através da nova gestão liderada pelo Governador Tião Viana, deu à atenção devido ao Núcleo. “Posso garantir que nunca antes o NAP havia recebido a visita de um secretário de Segurança”. Como tem feito o Dr. Renir.

Os encontros de comunicação e vivência e demais modalidades de atendimento com os profissionais das Unidades da Policia Civil e quadros de apoio da SESP serviram de parâmetros para criação de programas e ações preventivas no interesse de contribuir no fortalecimento dos laços familiares. Diagnosticando situações de vulnerabilidade, estimulando a reflexão e o estabelecimento da ajuda grupal que impulsione a busca de alternativas especifica e adaptativas a nova realidade pós atendimento.

A solenidade  ocorreu em função apresentação do novo espaço e  do fortalecimento da parceria do NAP que oferece oportunidade para estagio  curricular  e remunerado aos acadêmicos do curso de psicologia das universidades FAAO e UNINORT  a partir da celebração do convenio com a sesp. O evento  foi prestigiada pelo diretor de Operações da SESP, (delegado aposentado da PF) Alberto da Paixão Nascimento, como representante da SESP, delegado Wanderley Thomas (diretor de Polícia da capital e Interior– DPCI, e gestor representativo da Policia Civil no NAP), Patrícia Couber e Kelly Albuquerque (coordenadoras do curso e do serviço de psicologia da FAAO),  Vera Alice Pereira da Silva, Professora Claudia e Karina (coordenadora e supervisoras acadêmicas do curso de psicologia da  Uninorte).

A psicóloga Belém diz  que parceria com as universidades possibilita atender as demandas.  Dados levantados pelo setor de estatística do NAP afirmam que patologias prevalentes são identificadas com os atendimentos junto aos policiais civis e quadro de apoio SESP desde a criação do Núcleo:
Esse novo espaço  e estrutura mobiliária possibilitará o atendimento a todos os servidores de segurança a partir da oficialização e da indicação dos gestores representativos de cada instituição que fazem parte sistema integrado de segurança pública os quais irão desempenhar no NAP papel importante na elaboração, execução de projetos preventivos e tomada de decisão em ações voltada a valorização, humanização e promoção de qualidade de vida para o servidor  de segurança pública. (Policia Militar, Civil, Corpo de Bombeiro), finaliza Belém.

terça-feira, 13 de março de 2012

"Fala Secretário" entrevistou Ermicio Sena

Secretário de Segurança Pública foi o
 entrevistado de hoje, no “Fala Secretário”

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em13/03/2012


Secretario adjunto Ermicio Sena durante participação no Programa Fala Secretário

O programa “Fala Secretário”, produzidos as terças-feiras pelo Sistema Aldeia de Comunicação, entrevistou hoje o secretário adjunto de Segurança Pública (SESP), professor Ermício Sena (*).  “Fala Secretário” é apresentado pela jornalista Nilda Dantas.
Por cerca de uma hora o secretário abordou diversos temas. Explicou que a SESP opera o setor de Segurança Pública no Estado tendo como referencial o ano de 2011.  “No ano passado conseguimos baixar os crimes de homicídios (entre outros indicadores) em 22 por cento. Para 2012 o plano é ainda mais ambicioso. por ter sito eleito pelo governador Tião Viana, como o “Ano da Segurança Pública”.
VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DA ENTREVISTA:

FORUNS COMUNITÁRIOS - “Em 2011 foram implantados fóruns comunitários de Segurança Pública em todas as regionais da capital e do interior. Iniciaremos agora em abril, programa de formação e capacitação dos coordenadores e vices coordenadores eleitos pela comunidade durante a implantação dos fóruns. Estas pessoas atuarão como ligação dos anseios da sua comunidade com as autoridades de segurança
DISK DENUNCIA - “Já em fase final de licitação, á aquisição do software para a implantação definitiva do programa DISK Denuncia. O número deverá ser o 197. E equipe que vai atuar o sistema está sendo treinada e isso garantirá total segurança ao autor da denuncia garantindo a fidelidade do anonimato.
Essa ferramenta é mais uma arma contra o crime. Servirá também para “desafogar” o telefone 190. Esse numero, disponibilizado para atender as emergências policiais, está servindo a todas as ligações relacionadas à segurança, inclusive para o Corpo de Bombeiro e Samu.
A partir da implantação do Disk Denuncia, a SESP irá desenvolver uma campanha de esclarecimento no sentido de orientar a população quanto ao uso do numero de telefone relacionado ao serviço solicitado.
CAMARAS DE VIDEO MONITORAMENTO - No ano passado a SESP abriu licitação apara aquisição de mais 30 Câmaras de Vídeo monitoramento. O projeto não ficou totalmente pronto porque houve contestação por parte de uma das empresas participantes do processo. Isso atrasou o organograma do projeto.  Todas as pendências já foram sanadas.
Reuniões do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) definirão a localização da implantação das câmaras. Identificado e definido onde as câmaras serão instaladas, a SESP aguardará apena a entrega do material para concluir esse importante projeto de combate a criminalidade.
SINAIS DE SATÉLITE - “A secretária de Segurança Pública adquiriu, através do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSISPAM), 32 antenas VSAT’s que irão garantir sinais de satélite em todos os municípios do Acre.
Nos dois primeiros meses do ano, os locais onde as atendas serão instaladas foram demarcados. Essas antenas já se encontram em Rio Branco. No mês passado foram instaladas as primeiras Atenas VSAT. Uma no Centro Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública - CIESP. Quatro foram instaladas nos municípios de Brasiléia e Assis Brasil. O passo seguinte é instalação de antenas em todo o interior. Com as antenas, o programa do Sistema Integrado de Gestão Operacional – SIGO -, será levado a todo estado. “Atualmente o SIGO está funcionando apenas na capital.”
MODERNIZAÇÃO NAS COMUNICAÇÕES - O sistema de Rádio – serviço que aperfeiçoa as comunicações entre os operadores de segurança pública e reduz o tempo resposta dos serviços solicitados serão modernizados. Será substituído o atual sistema analógico para o Sistema Digital. Atualmente o sistema analógico e aberto, permite interferência de terceiros e a quebra o sigilo das operações policiais. O sistema de comunicação por rádio usado no Acre está obsoleto e em desuso nos demais estados da federação. O sistema digital, apesar de requerer de altos investimentos trará confiança e credibilidade. Tanto para a polícia quando para a comunidade.
INTERATIVIDADE COM O PÚBLICO
De Tarauacá, Railton Rodrigues quer saber se há algum projeto para re implantação de um BOX da PM, retirado do Bairro Lagoinha, onde reside alto [índice de criminalidade, venda e uso de produtos entorpecentes.
Rivelino (Xapuri) perguntou sobre a incorporação dos agentes penitenciários do Banco de Reserva e ainda quando ficará pronta a penitenciária do Município de senador Guiomar.
Vicente Maurício (Rio Branco) perguntou qual política havia para a prevenção e combate do uso de droga entre os adolescentes. Nilda Dantas ampliou a pergunta para saber se havia algum planejamento para expandir o Programa de Educação e Redução as Drogas (PROERD)  da Polícia Militar.
Vicente Soares, estudante Universitário (Rio Branco) pediu explicação do Governo porque no programa de reinserção do reeducando ao convívio com a sociedade não lhe é permitido (ao preso) participar de concursos públicos. E alguém que não se identificou quis saber os beneficio das tornozeleiras aos presidiários em Condicional e que tipo de implicação esses equipamentos traz para acessar uma agencia bancária.O programa encerra com uma enquete nas ruas da capital. O Tema abordado: “Em sua opinião, qual o maior desafio para a Segurança Pública do Acre?
Após ouvir diversas opiniões e responder as perguntas, Ermício Sena falou das determinações do Governador Tião Viana para os gestores de segurança pública. Disse que dentro o Plano de Metas cabe a cada comandante Militar e delegado da regional elaborar seu plano com foco da redução da criminalidade e que esse plano “é acompanhado mensalmente pela diretoria de Divisão de Planejamento Estratégico da Sesp e pelo próprio secretário de Segurança.
(*) Ermício Sena de Oliveira 45, é natural de Feijó. Formado em História pela Universidade Federal do Acre, com doutorado em Ciência Políticas e Administração Pública pela Universidade de Salamanca/Espanha. É professor adjunto da UFAC. Publicou vários artigos sobre políticas públicas em revistas científicas.  Atuou em várias ocasiões na gestão pública Municipal e Estadual. Assessor no Governo de Jorge Viana e de Raimundo Angelim na prefeitura de rio branco. É secretário adjunto de segurança, sendo o coordenador estadual dos fóruns comunitários de segurança pública. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Plano de Metas da 2ª Regional

2ª Regional avalia bom desempenho
 das metas no mês de fevereiro

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 12/03/2012



Autoridades responsáveis pela segurança pública da 2ª Regional de Rio Branco, representada geograficamente por 14 bairros na área do Segundo Distrito estiveram reunidas no final de semana (7/03/2012)  para avaliação do Planto de Metas de Segurança Pública, prevista para o mês de fevereiro e planejar ações  para o mês de março.

A reunião contou coma participação do Secretário Adjnto de Segurança Pública, professor Ermício Sena e da Diretora da Divisão de Planejamento Estratégico,  Rosimeire Fonseca. Na mesma mesa, o Ten. Cel-PM Mário Cezar, o major Denilson Lopes da Silva, comandante da 1ª Regional e o delegado da área José Aníbal Tinoco Filho.
As metas a serem atingidas tem com referência o mesmo período do ano anterior. Focam os crimes contra a vida, o patrimônio e as tentativas de homicídios.. De acordo com o major Denilson, o mês de fevereiro teve um aumento de 29% no registro de crimes contra o patrimônio (Roubos e Furtos). Justifica que sua Jurisdição abrigou grande parte das famílias atingidas pela enchente do Rio Acre. “Isso condiciona um grande contingente de pessoas em um só local e os furtos  são  inevitáveis.”

Na região da 2º Regional houve registro de um crime de homicídio, sete tentativas de homicídios e 43 roubos.  A polícia - admite o comandante do 2º Batalhão da 2ª Regional de Segurança Pública - voltou sua atenção no socorro as vítimas da alagação. Dado todos os problemas  da alagação e carnaval em sua jurisdição , Major Denilson e o delegado Tinôco acreditam ter feito um excelente trabalho
O gráfico a seguir mostra a metodolgia da tabulação de dados, elaborados por analistas criminais.

Mecanismo de tabulação de dados elaborados por analistas criminais


terça-feira, 6 de março de 2012

SESP presente na OCA itinerante para Atender vítimas da enchente em Basiléia

Nonato de Souza

Ascom/SESP-Ac

Em 06-03-2012

Secretário Visita OCA itinerante, em BrassiléiaO governo do Estado determinou a implantação de uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Cidadão (OCA) no município de Brasiléia distante 222 km de Rio Branco. Uma tenda onde se concentram as ações da Secretaria de segurança Pública - SESP (representada pela Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Funrepol e Detran ), Ministério Público, Tribunal de Justiça, foi instalado no pátio interno da batalhão da Polícia Militar.

Há um comprometimento que outras instituições irão de juntar as demais para ampliação dos serviços. Na sexta-feira, 2 , o secretário de segurança Pública esteve no local. A estrutura havia sido instalada há poucos instantes e ainda não havia fluxo de pessoas em busca dos serviços oferecidos.

Havia, no entanto, a expectativa de forte demanda se lavado em conta a quantidade de residências atingidas pela enchente e a comprovação que maior parte dessas famílias teriam abandonado seus lares as pressas fugindo da rapidez com que águas subiram. Há perdas de documentos que necessitam urgência na retirada de segunda via.

Câmara Temática elegerá ações do Pefron

Reni este reunido com o subcomandante da Polícia Militar de Brasiléia, Capitão PM Rômulo da Costa Modesto. Falou da iniciativa da SESP em promover ainda neste primeiro semestre, um fórum sobre a Câmara Temática do Policiamento Especial de Fronteira (PEFRON).

A implantação da câmara é uma das exigências do Ministério da Justiça para os estados beneficiados pelo PEFRON. Após a reunião secretario foi conhecer a área comercial de Brasiléia devastada pela correnteza das águas durante cheia do Acre.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Segurança nos bairros alagados

PM e Exercito fazem patrulhamento
compartilhado em áreas alagadas
Nonato Souza
ASCOM/SESP-AC
Em 29-02-2012

 
A Segurança Pública, por determinação expressa do Governador, não tem negligenciado com a segurança das famílias atingidas pela cheia do Rio Acre.
O Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012, composto também pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) definiu que entre as prioridades emergenciais em favor das famílias atingidas pelas águas, a segurança é indispensável.
A Polícia Militar, através do Pelotão Fluvial, com homens do 2º Batalhão. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOP) em parceria com o 4º Batalhão de Infantaria e Selva – AC (4º BIS) estão em operações conjuntas de patrulhamento nas áreas alagadas dos bairros: Taquari, Triângulo Novo, Seis de Agosto, Airton Sena e Cidade Nova.
Essas equipes trabalham de forma compartilhada em patrulhamento por barco a motor, onde ruas foram transformadas em canais de navegação. Abordam barqueiros os orientado a reduzirem a velocidade, para não colocarem em risco a segurança de pequenas embarcações que estão substituindo o transporte público entre as residências e a “terra firme”.
As famílias estão satisfeitas e se sentem seguras com a presença constante de PM e soldados do Exército em suas portas buscando informações sobre a segurança.
O Caso Mais Grave.
Uma ocorrência de lesão corporação foi o registro de maior complexidade registrada pelo BOP. Um homem foi atingido a facadas por um, desafeto motivado por ciúmes.  Sem conotação com a alagação, mas que poderia ter se transformado em algo mais grave não fosse à presença da polícia no local.
As reclamações - Na Rua Lourival Ribeiro a dona de casa Aldenora Pereira aponta falhas na distribuição de água e alimentos sob a responsabilidade do líder comunitário identificado Por ela por “Salim”.