terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Municípios ganham comunicação por VSAT

Municípios do Acre interligados
 com o mundo por  sinais de satélite

Nonato  de Souza
Ascom/sesp
Em 27/02/2012 



A distância e a localização geográfica de alguns municípios acreanos, dificultam as comunicações com a capital e deixam essas comunidades  excluídas da globalização através de sinais de satélites, sem internet e telefones. Setores essenciais como segurança pública, educação e saúde são os mais prejudicados.

Uma ação de Governo, marcada pelo empenho pessoal do governador Tião Viana, permitiu o fim do isolamento de municípios no Estado do Acre, ainda não contemplados com internet  através do projeto “Floresta Digital”.

Um planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado, com olhar voltado para o setor de informação e inteligência, marca o fim de um “apagão digital” e inicia a inclusão de municípios como Porto Walter, Jordão e Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus, Brasiléia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul, no mesmo nível de tecnologia e informações existentes na capital e no País.

A Divisão de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública – SESP - conseguiu trazer para o Acre, 33 antenas parabólicas modelo VSAT, de um total 1.033 adquiridas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

 A primeira antena foi instalada na última segunda-feira 20, no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (CIEPS). Neste final de semana  (dias 23 a 25) foram instaladas as antenas em Brasiléia e Assis Brasil. Amanhã, equipes do Sipam e da SESP, se deslocam da capital para instalar as antenas de Sena Madureira e Manuel Urbano.

Alem da infinidade de benefícios que os equipamentos trarão para essas regiões isoladas, permitirá ganhos incalculáveis para a Segurança Pública. Entre os principais benefícios, está o acesso e a utilização do “Sistema Integrado de Gestões Operacional” – S. I. G. O”.

Com o S.I.G.O, as informações da Segurança Pública são compartilhadas com  Ministério Público e Judiciário. Através das novas tecnologias e ferramentas de pesquisas  disponíveis na área de segurança será possível saber se o suspeito deve algo a justiça.

 PARA MELHOR ENTENDER

A GRANDIOSIDADE DO PROJETO

Assessoria de Comunicação Social do Sipam

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, confirmou em janeiro deste ano a compra de um novo sistema de comunicação por satélite, composto por 1.033 terminais VSAT (Very Small Aperture Terminal) e duas HUB’s (equipamentos centralizadores da rede/estação máster).

O investimento de R$ 9 milhões ajudará a revitalizar todo o parque de comunicação do órgão, que atende centenas de localidades remotas e isoladas da Amazônia Legal brasileira. Cada HUB custou R$ 2,5 milhões e os terminais VSAT foram comprados por valores que variam entre R$ 4 mil e R$ 12 mil reais.

A VSAT permite que localidades remotas e isoladas tenham acesso à internet, telefone e fax por satélite. O terminal é composto por equipamentos internos (IDU – Indoor Unit) e externos (antena parabólica; ODU – Outdoor Unit; e LNB – Low Noise Block). Os equipamentos recém adquiridos oferecerão aos usuários (órgãos parceiros do Sipam) um serviço de comunicação baseado numa das tecnologias mais modernas disponível no mercado, pelo menos duas vezes mais rápido do que o oferecido atualmente. A principal mudança que será sentida será na velocidade de envio de arquivos de dados (upload), que poderá chegar a 1 megabit por segundo (Mb/s).


 Segundo o diretor Técnico do Sipam, Cristiano da Cunha Duarte, os novos equipamentos oferecerão maior velocidade e confiabilidade aos usuários. “Será como mudar de um sistema de acesso por linha discada para um de banda larga, com alteração significativa na qualidade”, explica Cunha. O Sipam utilizará aceleradores de velocidade para que o tráfego de dados ocorra com o melhor desempenho possível, similar o que é oferecido hoje pelas operadoras comerciais de banda larga. O diretor também explica que alguns dos equipamentos que estão sendo comprados poderão suportar teleconferências e até mesmo estabelecer contato direto com outros terminais, sem a mediação da estação máster.

Boletins climáticos


Os novos equipamentos devem ser entregues ao Sipam ainda no primeiro semestre de 2010. Assim que as equipes estiverem treinadas, a partir de julho, devem iniciar as missões de campo para substituir os atuais terminais. A conclusão do processo de instalação pode levar até dois anos, pois a maior parte das antenas está em regiões de difícil acesso.

Entre as instituições que serão beneficiadas pela modernização do parque de telecomunicações do Sipam estão as Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Funai, Funasa, Embrapa, Poder Judiciário, prefeituras municipais e vários órgãos vinculados aos governos estaduais e aos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e do Desenvolvimento e Reforma Agrária.

Cunha explica que a modernização do sistema de comunicação melhorará telemetria (mensuração e envio de informações) dos sensores (radares meteorológicos, detectores de raios e estações de superfície) aumentando ainda mais a qualidade dos boletins climáticos e das previsões do tempo repassadas à imprensa, Defesa Civil, instituições de ensino e pesquisa e à sociedade em geral. Além disso, oferecerá maior segurança às comunidades que vivem isoladas, às tribos indígenas, aos postos de fronteira (Receita Federal, Exército, Polícia Rodoviária Federal, PF, entre outros) e demais representações do Estado brasileiro.


Os 560 terminais que estão em uso foram adquiridos na década de 1990 e instalados a partir de 2002. O tempo de vida útil de boa parte do equipamento está próximo ao limite de utilização. Além do mais, com a evolução da tecnologia e o surgimento de novas necessidades a material esta se tornando obsoleto.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SOCORRO CHEGA AS FAMILIAS ISOLADAS

FAMILIAS ISOLADAS RECEBEM ALIMENTOS E ÁGUA
Nonato Souza
Ascom/SESP
Em 23/03/2012
foto: Agencia
Gabinete Integrado debate programação de entrega de alimentos e água ás  família isoladas
O Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012 promoveu mais uma reunião nesta quarta-feira 22, para definir a estratégia de distribuição de alimentos e água as famílias que permanecem isoladas em oito bairros na capital do Estado.  Os bairros são: Taquari, Cidade Nova, Seis de Agosto, Airton Sena, Adalberto Aragão. Baixada da Habitasa e Sobral. 

O trabalho coordenado pela Defesa Civil será executado por homens do Exército, Polícia Militar, Bombeiros Militar e homens da Força Nacional de segurança Pública que chegaram a Rio Branco na manhã de ontem, quarta-feira, 22 para reforçar as operações de ajuda aos desabrigados.
São 43 homens do Corpo de Bombeiros de Brasília. Uma aeronave Hércules C130 da Força Aérea Brasileira, foi o usada no transporte da tropa. Oito caminhões e 16 barcos serão usado nessa operação.
As equipes se reúnem no Quartel do Corpo de Bombeiros. Ajustam os detalhes e seguem para o armazém da SEAPROF (traz do DETRAN). Embarcam as cestas de alimentos em caminhões e partem para os bairros previamente selecionados durante a reunião do Gabinete Integrado de Mobilização. Na entrada destes bairros, as mercadorias serão colocadas em barcos e seguem até as famílias que serão beneficiadas. 
BOA NOTICIA PARA DEFESA CIVIL DO ACRE
O secretário de Segurança Pública Reni Graebner, disse na manhã desta quinta-feira, 23 que a Coordenação Estadual da Defesa Civil conseguiu sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica – CNPJ.
Isso traz tranqüilidade para a coordenação estadual por que antes, em situação de catástrofes os recursos da Defesa Civil Nacional vinham para conta do Estado e/ou do município e só então eram repassados para a Defesa Civil.
“Com seu Cadastro no CNPJ, nossa Defesa Civil ganha sua autonomia financeira ainda que administrativamente, permaneça veiculada a Secretaria Estadual de Segurança Pública”.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SESP leva 230 cestas  de alimentos para Porto Acre
 Nonato de Souza
Em 21/02/2012
Ascom/SESP

 



Atendendo determinações do Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública – SESP, juntamente com as demais secretarias está envolvida diretamente no socorro as vítimas da enchente do Rio Acre.
Deste a última sexta-feira equipes estão trabalhando na retirada das famílias atingidas pelas águas em áreas de risco no bairro Taquari. Outra equipe cadastra as famílias, organizando o transporte de seus pertences para os acampamentos da Defesa Civil e na Exposição se junta às demais frentes de ajuda em socorro aos flagelados.
No domingo o secretário Reni acompanhou o governador Tião Viana em sobrevoou para observar a situação global do problema. Saber a realidade dos ribeirinhos sitiados e isolados pelas águas. A SESP se envolve também na arrecadação de alimentos.
Conseguiu cem cestas de alimento. A SEAPROF conseguiu mais 130. As 230 cestas foram levadas diretamente pelo diretor de operações da SESP, Alberto da Paixão, para o Município de Porto Acre.
A mercadoria foi entregue por volta de 21hs ao vice prefeito do município senhor Raimundo Jerônimo. Durante todo dia equipe da Gestão da Tecnologia e da Informação (DTIC) composta por Lucas, Fábio e Kauelisson, mas Wiswey e Gabriel (e do setor de patrimônio) estiveram trabalhando duro para montar as cestas no armazém da SEAPROF.  A equipe comandada pelo diretor de operações retornou de Porto Acre as 22horas.
Servidores da SESP se juntam as equipes de
socorro aos  desabrigados pela enchente

Nonato Souza
Ascom/Sesp
Em 21.02.1012

Levantamento de todas às áreas alagadas, quantidade de pessoas atingidas e quais as medidas mais eficazes  para minorar o sofrimento das vitimas. Este foi o foco da reunião do Gabinete Integrado de Mobilização – Alagação 2012, realizada na manhã deste domingo na sala de reuniões do Gabinete Civil.
Além dos secretários  envolvidos de alguma forma com  os problemas advindos das enchentes, - entre eles o da segurança pública Reni Graebner -, participaram o governador  Tião Viana,o prefeito Raimundo Angelim, o vice governador Cezar Messias,  coordenadores da Defesa Civil Estadual e o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento e Desastres, Armin Braun.
Braun é o representante da Coordenação Nacional da Defesa Civil  e veio ao Acre  para acompanhar o trabalho da Defesa Civil Estadual e falar  dos recursos , especialmente do Ministério da Integração Nacional que podem ser acessados pelo Governo do Estado
Governo Federal amplia a estrutura de ajuda aos desabrigados
Conforme estava previsto chegou no domingo mais homens da Força Nacional para atuar no Acre e barracas de campanhas. De Rondônia estava sendo aguardado a chegada de um helicóptero para transportes de vítimas em áreas isoladas.
Segundo Armin Braun. “A organização com que a situação esta sendo administrada no Acre tem feito a diferença na agilidade para a chegada de ajuda”, afirmou.
A partir desta constatação a Defesa Civil Nacional avalia a possibilidade de reforço humano para atender os cinco mil desabrigados, além de apoio com embarcações e aportes financeiros.
Sesp atua com doações e pessoal de apoio
Por determinações do Governo do Estado todas as secretarias estão empenhadas no auxilio ao Corpo de Bombeiros e Coordenação Estadual da Defesa Civil para socorrer os desabrigados.

Por determinação do Secretário Renie Graebner, foi montada uma  escala com nomes de todos os servidores detentores de SEC e cargos comissionados. Este servidores estão trabalhando diretamente no socorro as vitimas da enchente, no bairro Taquari, transportando suas mudanças  para o local onde as viaturas empenhada  no transporte, dão o destino  as famílias e seus pertences nas várias barracas montadas pala Defesa Civil.
Outra equipe, trabalha no cadastro das famílias retiradas de suas casas e os coloca em uma ordem de atendimento da vez para seguirem até os acampamentos onde ficarão até o fim  da catástrofe.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

segurança reforçada por video monitoramento

Câmaras irão monitorar foliões em toda
extensão da Avenida Amadeu Barbosa

Nonato Souza
Ascom/Sesp
Em 18.01.2012


Câmaras de vídeo irão monitorar toda extensão da Avenida Amadeu Barbosa
No intuito de acompanhar a execução das providencias determinadas para garantir a segurança dos foliões na Avenida Amadeu Babosa, o secretário de Segurança Pública Reni Graebner e o diretor de operações da SESP, delegado Alberto da Paixão esteve vistoriando a instalação das 24 câmaras que vão monitorar toda a extensão da avenida e proporcionar  total visibilidade a partir de terminais instaladas nos BOX’s da PM e na Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.
Reni disse que a inovação é mais uma ferramenta usada pelas forças de segurança no sentido de manter  a tranqüilidade de quem quer se divertir, “retirando de circulação aqueles que se proponham a promover qualquer ato  de violência, ou que exponha  a segurança das demais em risco.
O governador tem nos determinado o empenho de todos os mecanismos necessários para que o carnal de 2012, seja ainda mais tranqüilo que o carnaval do ano passado, quando foi registrado um carnaval mais calmo dos últimos anos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Consultor da  SENASP chega ao  Acre para

Conhecer realidade da Polícia Comunitária
Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 17/02/2012

 Major Almir, tenente coronel José Fagundes (SENASP) e o comandante da 3ª Regional Coronel Juvenal

O Estado do Acre, um dos estados da federação à aderir ao programa de Polícia Comunitária (Sistema Koban) entra na terceira e última etapa da implantação do programa com a formação de 250 promotores de Polícia Comunitária. Esse contingente  será formado por representantes de todas as forças da Segurança Pública e setores da sociedade organizada, através de suas associações, federações e sindicatos. Esta fase do projeto tem conclusão prevista para o final deste ano.
Na primeira etapa foram capacitados com curso de multiplicadores, 30 oficias da PM entre capitães e tenentes. Numa segunda fase, estes oficiais repassaram os conhecimentos para gestores e operadores entre sargentos e soldados.
Esses militares recebem o mesmo treinamento para atuarem como multiplicadores e gerenciarem o conceito de polícia comunitária nas comunidades onde irão atuar.

O Coordenador Estadual do Programa de Polícia Comunitária é o major PM Almir Lopes de Souza. Ele explica que pela adesão ao programa, o Acre está habilitado a receber recursos que se aproximam de 30 milhões. “Agora estamos nos ajustes finais para recebermos os recursos para a construção das bases da Polícia Comunitário bem como todo equipamento para seu funcionamento.
Plano de Metas implantado no Acre
será levado para outros estados
 Para conhecer a realidade do programa de implantação da Polícia Comunitária do Acre, o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) enviou ao , o Ten.Cel-PM/RR José Palominhas Fagundes, na condição de consultor do programa de Polícia Comunitária na região Norte.
No Acre, sua missão é atuar junto aos coordenadores estaduais em busca de informações sobre o trabalho da Polícia Comunitária local, conhecer nossa realidade, fazer troca de experiências. Coletar dados e critica que contribuam para o aperfeiçoamento e adequação das ações que estão sendo executadas e por fim traduzir o que é necessário ao fomento da Polícia Nacional de Polícia Comunitária.
Ao final da visita o coronel Fagundes irá produzir um relatório com o diagnóstico  da nossa realidade,  com vistas à ampliação da capacidade de atuação institucional do programa no Acre. 
Surpresa.  No Acre o coronel José Fagundes visitou o secretário de Segurança Pública Ildo Reni Graebner e, em companhia do Major PM/AC, Almir Lopes visitou o Centro  Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS) onde foi recebido pela diretora geral, a pedagoga Giseli Gadelha.
 Se disse surpreso com o sistema de integração policial do Acre (um exemplo a ser seguido pelos demais estados), e o nosso Programa de Pacto Pela Paz, conseguido através do esforço compartilhado por todos os segmentos da Segurança Pública do Acre através de um Planto de Metas,  concebido por gestores da segurança e acompanhado de perto pelo governador do Estado. 
O consultor da SENASP disse que a visita ao Acre foi bastante proveitosa e levará na bagagem, “experiências bem peculiares para serem copiadas pelos outros estados”.   O Nosso sistema de segurança pública  compartilhada é uma conquista não alcançada  pelos demais estados do Pais que aderiram ao programa de policiamento integrado. Ele lembrou que em alguns estados “as forças de segurança  se tratam como inimigas”.
Outro sistema implantado no Acre e elogiado pelo consultou da Senasp é nosso programa de Fórum Comunitário Permanente de Segurança Pública com o envolvimento da comunidade e a eleição de um dos seus membros  de forma bem democrática  como coordenador e representante perante as autoridades de segurança. 
O coordenador do programa no Acre, Major-PM Almir, disse que a visita do coronel: “trará boas perspectivas para o sucesso da Polícia Comunitária no Acre”.
 
O que o sistema Koban
O sistema Koban é uma filosofia policial criada e implantada nas 47 províncias existentes no Japão e que está sendo copiado para ouros países, inclusive o Brasil.
Foi criado em 1874 e mesmo com a mudança de Governo e as pessoas ocupando os mais variados cargos provinciais, o sistema foi mantido.
Funciona em áreas urbanas e rurais com resultados que impressionam pelo baixíssimo índice de criminalidade.
Chegou ao Brasil graças um acordo de cooperação técnica entre o Governo Federal (através do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp) oportunizando que 16 Estados da federação aderissem ao programa, entre eles o Acre.
A participação do Japão, dentro desse acordo de cooperação é atuar como operador do conhecimento, passando experiência, treinamento e inspecionando o desenvolvimento do projeto nos estados onde já está implantado o programa de Policia Comunitário
Justiça institui normas sobre a participação

de crianças e adolescentes no Carnaval 2012
 
Disciplinar o acesso e a permanência de menores nos locais de promoção dançantes e bailes carnavalescos e coibir a venda ilegal de bebidas alcoólicas. É com esse intuito que 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco publicou a Portara nº 003 (veja aqui).

O documento assinado pelo Juiz Romário Divino, titular da unidade judiciária, determina as normas que estarão em vigor durante o período do Carnaval 2012.

"A intenção é estabelecer normas que permitam às autoridades responsáveis pela ordem pública coibir abusos ou excessos que atentem contra o ordenamento legal de proteção à criança e ao adolescente", ressaltou o magistrado.
De acordo com a Portaria, após a meia-noite fica proibido o acesso e a permanência de menores de dezesseis anos de idade na festa promovida pelos governos do Estado e Município, que acontece no Estádio Arena da Floresta, bem como nos demais eventos carnavalescos.
Já os adolescentes com idade igual ou superior a dezesseis anos somente poderão entrar ou permanecer nestes locais se estiverem devidamente acompanhados de quaisquer dos pais ou de pessoa que assuma formalmente a responsabilidade sobre eles.
Na entrada dos estabelecimentos, os menores deverão apresentar um documento oficial com fotografia e no qual conste a informação de idade. Também será necessário o preenchimento do Termo de Responsabilidade, a ser disponibilizado pelo estabelecimento, assinado pelo menor e seu responsável, ficando em sua posse para eventual apresentação à equipe de fiscalização. Os responsáveis não poderão se ausentar do recinto durante todo o transcurso do evento.
As crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou de adulto responsável que forem encontrados em situações de risco - como contato com bebidas alcoólicas, drogas ou prostituição - serão encaminhados imediatamente aos pais, mediante advertência, pelos Agentes Voluntários de Proteção da Justiça da Infância e da Juventude, Conselheiros Tutelares e Agentes Sociais Colaboradores, como medida de proteção prevista no art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Na impossibilidade de os menores serem encaminhados aos pais, de forma excepcional e breve, também poderão ser conduzidos a uma instituição de acolhimento. No que diz respeito à venda e consumo de bebida alcoólica a menores, a Resolução determina a observância das normas estabelecidas no ECA e na Portaria nº 005/2006 do Juizado da Infância e da Juventude.

Os pais ou responsáveis serão responsabilizados administrativa e criminalmente pelos excessos, transgressões, embriaguez eventual, falta de decoro ou de pudor praticados pelo menor sob sua guarda ou responsabilidade. Os proprietários ou responsáveis por bares, local de bailes carnavalescos ou clubes que deixarem de observar o disposto na Portaria ficarão sujeitos à multa de três a vinte salários mínimos, sem prejuízo de eventual fechamento do estabelecimento por até quinze dias.
Relação de documentos
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Crianças e adolescentes: Certidão de nascimento ou documento de identidade idôneo e com foto.
Responsáveis: Termo de guarda ou tutela e; Certidão de nascimento ou de casamento ou; Documento de identidade com foto ou; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou; Carteira Nacional de Habilitação ou; Cédula Oficial de Identidade Funcional.
Quem é responsável
São considerados responsáveis pela criança ou pelo adolescente o pai, mãe, tutor ou guardião, ou pessoa autorizada por um destes, por escrito, com firma reconhecida em cartório ou cópia do documento de identidade com assinatura similar. Também poderão ser acompanhantes outros ascendentes ou parentes até 3º grau, desde que maiores de 18 anos.

AGÊNCIA/TJAC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SISP QUEM CIOSP MODERNIZADO

CIOSP  SERÁ MODERNIZADO PARA
MELHORAR ATENDIMENTO
Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 15/01/2012
O CIOSP – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - deverá passar ao longo deste ano, por grandes transformações e mudanças na área física e técnica. Na manhã desta quarta-feira 15, o coordenador geral do CIOSP Major–PM Almir Lopes de Souza, relatou as mudanças durante a primeira reunião do ano com integrantes do Sistema Integrado de segurança Pública (SISP), formado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN.
Entre as mudanças previstas estão:  
ü  Ampliação do setor de Despacho (acrescentando o DETRAN, aumentando o número de baias para Policia Militar e serviços de emergências quando necessitar como, por exemplo, época de queimadas, alagação, grandes eventos e outros);
ü  Ampliação do setor de atendimento emergencial (190/193); absorção da central de Radio a Policia Civil (trazendo para responsabilidade do CIOSP a coordenação Geral do Estado do Acre os serviços de radio comunicação da Segurança pública do Estado, inclusive com mais 01 PA para PC).
ü  Implantação do CIOSP nas Regionais do Purus e Tarauacá/Envira;
ü  Revisão do sistema analógico de comunicação em todos Estado.
Gestores de segurança entendem que há necessidade de mudanças no protocolo de atendimento no sentido de fazê-lo mais ágil, melhorando o tempo resposta aos cidadãos que solicitam dos serviços.
No entanto dois aspectos fundamentais estão sendo avaliados, pois ao mesmo tempo em que se habilita uma resposta imediata, abrem-se ainda mais precedentes para a prática dos trotes.
Um protocolo de procedimentos está em curso. O questionário necessário para a geração das ocorrências deverá ser simplificado ainda que contenha informações básicas para que as viaturas não tenham dificuldades de localizar o endereço tornando mais demorado o atendimento.
Outra novidade é a implantação do sistema Disk Denuncia e a capacitação dos respectivos operadores, Inserção do DETRAN dentro do CIOSP. Reestruturação e ampliação do sistema de vídeo monitoramento e a regulamentação do SIGO CADG, uma solução para atendimento de urgências, emergências e despacho eletrônico de viaturas da polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiro militar.
Essa ferramenta localiza com exatidão a localização de viaturas policiais em patrulhamento, possibilitando que a mais próxima da ocorrência seja acionada. Isso vai reduzir o tempo resposta no atendimento ao usuário.
O serviço de Rádio portátil “Al-tok” deverá sair do sistema analógico para o digital. A SESP sabe que tal mudança implicará no dispêndio de mais recurso, mas, por outro lado, terá a garantia que o serviço de rádio da segurança pública não sofrerá interferência ou até invasão por parte de terceiros.
O secretário de segurança Reni Graebner explica que o Governo do Estado tem reiterado de todos, “máximo empenho para que o cidadão tenha o melhor atendimento possível ao solicitar serviços do setor público. Neste sentido estamos nos adequando as determinações do Governador e garantindo o melhor que podemos fazer”,
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A SESP vai desenvolver uma campanha de esclarecimento junto à população, para reduzir a enorme demanda diária no setor de atendimento do CIOSP.  O gráfico mostra que 62,38% das ligações feitas para o Seus, são situações alheias a competência da segurança pública ou sem a emergência que se justifique a solicitação do Serviço. O delegado José Henrique Ferreira Marcial, coordenador administrativo do CIOSP, cita dois exemplos bem comuns.
“As pessoa ligam procurando saber número de farmácia de plantão, endereço de pizzaria, número de celular de policiais... o CIOSP é um centro de emergência das operações policiais. As ocorrências de menor complexidade ou que não sejam urgência devem ser registrados na delegacia da jurisdição onde se gerou a reclamação”.
Reclama que a população está fazendo uso do numero 190 de forma equivocada e para todos os tipos de ocorrências que nem são da área segurança pública
Chamadas atendidas para o 190 e 193 em 2011
Serviço
2010
2011
%
190
547.342
548.865
+ 0,25%
193
58.925
32.939
- 44,10%
TOTAL

 606.268






  A Ciosp registrou 224 ocorrências de  trotes

O Coordenador técnico do CIOSP, Major BM Charles da Silva Santos, garante que o número de trotes já foi bem maior. Ele acredita que a população está se conscientizando da importância do uso adequado do aparelho.

Ainda que o que o numero seja menor em relação aos anos anteriores foram 224 ocorrências com emprego de viatura, de agentes policiais, equipamentos e combustíveis.

“Enquanto as viaturas são deslocadas para atender um trote, ocorrências graves podem sofrer atraso no atendimento”, afirma. 

Por falta de uma legislação especifica, os autores dos trotes deixam de ser punidos com a severidade que merecem.  Em estados como mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná e Rio Grande Sul a lei pune o proprietário da linha de onde partiu o trote.

Aqui no Acre a PM detectou que a maioria dos trotes são feitos por menores em telefones públicos entes da entrada ou na saída da escola. É preciso portanto que os país oriente seus filhos  para não incorrerem neste tipo de infração.