sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Violencia está sendo vencida

Sesp presta contas  de ações que
possibilitaram redução de crimes

Nonato de Souza
Ascom SESP
Em 30/12/2011 

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SESP) tem orgulho em comunicar a população do Acre que estamos vencendo a criminalidade.
Tudo isso graças ao esforço compartilhado de todas as instituições que formam o Sistema Integrado de Segurança Publica (SISP), articulado pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, DETRAN e Instituto Penitenciário (IAPEN). 

No inicio de janeiro de 2011, o SISP foi convocada para conhecer e participar das discussões em torno do projeto “Pacto Pela PAZ”. Era o inicio da execução de um Plano Estratégico de Metas, concebido pela Diretoria de Planejamento Estratégico da SESP, a partir dos indicadores de 2010, focando na redução nos crimes contra a vida (homicídios) crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) e as lesões corporais.

Pela primeira vez em sua história, o Governo teria uma meta a ser cumprida na área de segurança pública. Meta que objetivava reduzir os indicadores de criminalidade e causar sensação de segurança entre a população. 
A direção da SESP, tendo a frente o secretário delegado da polícia Federal (aposentado), Ildor Reni Graebner; O cientista político e professor Ermício Sena, o diretor de operações Alberto da Paixão e o diretor de Instituto Penitenciário Dirceu Augusto de Souza, a economista Francisca Antônia de Oliveira (Bethe), teceram o planejamento a partir dos indicadores dos analistas criminais.
Com a pontuação dos locais com maior índices de ocorrências e a natureza dos crimes cometidos na naquela área, foi possível às polícias se planejarem, agir preventivamente e até evitar que alguns crimes ocorressem.  Esta foi à ferramenta que possibilitou os dados a seguir conforme o gráfico:
DETRAN em esforço contínuo para
Reduzir mortes no Trânsito

Mas nem tudo foram flores no caminho da SESP. Ainda que o Governo tenha feito altos investimentos no DETRAN, somado o esforço da diretora geral Savana Carvalho e sua dedicada equipe, os indicadores não são satisfatórios.
Numa conversa franca, Sawana firmou:  “embora  tal informação não reverta à alta no número de acidentes com vitimas fatais, o fato é que quase 18% das acidentes com vítimas fatais ocorreram nas rodovias federais que cortam o Estado e, portanto seriam  de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal - PRF”.
Reconhece que aquele órgão também tem muitos problemas  serem sanados, citando como exemplo, a falta de efetivo e mais viaturas.
Na parte  que compreende ao DETRAN ela disse no final de novembro, durante reunião da SISP. ”Estamos há 40 dias sem registro de acidentes com vitimas fatais em Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, as duas cidades mais povoadas do estado,  depois da capital, Rio Branco. “Fruto  - segundo ela - dos investimentos  em sinalização  e de faixas que superaram 15 km”.
Por fim a  diretora do DETRAN conclui dizendo que  apenas 6% dos acidentes foram provocadas por falha na engenharia de TRANSITO e garante que pelo menos 72% das casos de acidente violentos ou com mortes mores foram provocados por que o condutor estava sob efeito de álcool, não respeitou a sinalização  e  estava em excesso de velocidade.

“Some a isso o fato da nossa frota  ter aumentado 17 por só em 2011  e que 1.200 novos veículos são licenciados todos os meses  por mês.   

Estes foram os numeros do DETRAN: 

A inovação de trabalhar com análise criminais possibilitaram a SESP  alcançar índices  de  19,6% o percentual de homicídios para cada 100 mil habitantes, inferior 26% que é média nacional.  Esses indicadores são os menores dos últimos dez anos.
Além disse a segurança pública do acre conseguiu outro feio igualmente importante que foi reduzir  em 37% o numero de latrocínio. Em 2010  foram 14 contra oito deste ano.

OBS: o percentual de redução de ocorrências de latrocínio de 2011 em relação a 2010 é de 35,7%

 Novos Investimentos

A oura boa noticia é que o governador Tião Viana já garantiu ser 2012, o no da segurança Pública. Promete investi muito mais que os investimentos feitos em 2011. Já autorizou a contratação de quatrocentos novos agentes de polícia civil e vai reimplantar no âmbito da Polícia Militar. O Pelotão de Cavalaria.
As nossas fronteiras  serão melhores protegidas em 2012. O governo federal já liberou a primeira parcela dos investimentos que serão  necessários para a implantação do Policialmente Especial de Fronteiras. Enfim, a perspectiva para  2012 na área de segurança deixou todos  otimistas

PM FECHA O ANO COM FORMATURA NO MEMORIAL DOS AUTONOMISTAS

PM FECHA O ANO COM FORMATURA NO MEMORIAL DOS AUTONOMISTAS
Escrito por Amanda Borges
AsCom/SESP

A formatura dos oficiais da Polícia Militar aconteceu hoje, 30, no Memorial dos Autonomistas estiveram presentes o secretário de segurança Reni Graebner, o governador Tião Viana e representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública, Sisp. O objetivo da solenidade é reconhecer e valorizar a ascensão de Sargentos para Subtenentes PM e oficiais de diversos postos.
O Coronel José Anastácio que estava apresentando a cerimônia, disse que para o militar “muitas vezes não importa o salário” em si, o importante são momentos especiais como este na carreira profissional de quem sempre se coloca a frente para proteger a sociedade. A promoção é resultado da ampliação de vagas do quadro de fixação de efetivo da polícia militar acreana, bem como, da sequência da carreia militar. Em setembro de 2011, a lei de efetivo da polícia militar foi encaminhada à Assembléia Legislativa pelo governador Tião Viana que prioriza o compromisso com a corporação. Com isso, milhares estão sendo beneficiados.
Foram promovidos: Tenente Coronel PM José Roberto Moreira, Major PM Antônio Jauri, Major PM Raimundo Vasconcelos, Major PM Eudinez Pinheiro Ferreira, Capitão Roberto Marques,1º Tenente PM Carlos Afonso Araújo,  Subtenente PM Francisco Carneiro. Subtenentes: 1º Sargento PM José Elizamar, 1º Sargento PM Antonio Ocenildo, 1º Sargento PM Pedro Lima, 1º Sargento Raimundo Mendonça, 1º sargento Joybe Ramos.

domingo, 25 de dezembro de 2011



NOTA DE AGRADECIMENTO

A TODOS OS POLICIAIS CIVIS E MILITARES PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A TODA A POPULACAO DO ACRE QUE RESULTARAM NA REDUCAO DE HOMICIDIOS EM 2011.

Senhores e Senhoras,

            Como já estamos finalizando o primeiro ano de gestão da Secretaria de Segurança do Acre – SESP – logo no início do ano foi pactuado com todos os policiais civis e militares um objetivo comum: o Plano de Metas, denominado Pacto pela Paz, para a finalidade específica de tentarmos a redução da criminalidade, afinando, assim, o entendimento do trabalho em equipe nos 22 municípios do Estado, com a introdução da rotina das operações integradas, consolidando-se todas as etapas de trabalho.

            O Pacto pela Paz se resume no esforço individual de todos na colheita de um resultado comum e coletivo para os trabalhadores e trabalhadoras, mas, sobretudo, para a população no nosso Estado, que é a redução da criminalidade e uma maior sensação de segurança.

A elevada capacidade profissional dos policiais e demais classes administrativos do Sistema Integrado de Segurança do Acre - SISP – demonstrou já nos primeiros quatro meses iniciais uma total superação das metas pactuadas.

Isto é um excelente resultado para este primeiro ano, diante dos meios atuais que se dispõe, o que demonstra que a técnica e a filosofia empregada estão corretas e devem ter continuidade.
Assim, é nosso dever continuarmos trabalhando para a mesma meta, que é a redução da criminalidade para níveis aceitáveis.

Hoje, dia 22 de dezembro, contabilizamos uma redução em torno de 22% de homicídios, quando comparado com o mesmo período do ano de 2010, ainda numa demonstração de superação das metas pactuadas.
           
Temos o desafio de encerrar o ano de 2011 com uma taxa para 100 habitantes menor que a taxa nacional, que é de 24,6.
Acreditamos que isso será possível, considerando os resultados presentes, o comprometimento de todos e as projeções de eventos futuros.

Por tudo isso, juntamente com toda a equipe da SESP, apresentamos os nossos agradecimentos a todos os homens e mulheres que diariamente prestam seus serviços nos batalhões, quarteis, delegacias, escritórios ou unidades civis e militares.

Continuaremos nos envolvendo em todas as iniciativas de prevenção e repressão da violência e da criminalidade em cada município, assim como na busca de uma melhoria na qualidade vida de todos, sempre buscando a maior participação em toda a gestão da SESP, conforme é a orientação do nosso governador Tião Viana, que é servir de todo o coração.

Um abraço fraternal e um Feliz Natal a todos, extensivo a todos os seus familiares com Paz Profunda!


Ildor Reni Graebner
Secretario de Estado de Segurança Publica

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mudança de Paradigmas


Reengenharia dos processos da SESP busca
a excelência na prestação dos seus serviços

Nonato de Souza
Ascom/Sesp
Em 06/12/2011


Com o intuito é reestruturar internamente os processos, buscar um alinhamento estratégico com o Plano de Metas – Pacto pela Paz -, e com a colheita de resultados do Governo, a Secretaria de Segurança Pública - SESP -, implanta um projeto de Reengenharia dos processos internos.

Com este sistema de gestão administrativa pretende-se repensar e adequar os processos nucleares, como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos projetos, a cultura organizacional, a resposta às demandas, entre outros, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade, o aumento do grau de satisfação do cliente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Diferentemente da reengenharia tradicional, que parte de cima para baixo e visa obter resultados num curto espaço de tempo, este sistema será misto porque contará com a participação de todos os colaboradores e a utilização dos conceitos e princípios da gestão pela qualidade total (TQM), porque vamos implantar melhorias nos processos já existentes através da eliminação dos problemas identificados e realinhar outros, com o mesmo objetivo, implantando uma gestão pela qualidade e de forma participativa, num prazo médio.

O gerenciamento do projeto será realizado por uma Coordenação Geral, com os próprios técnicos da SESP, sob a supervisão direta do Secretário Rení Graebner. O projeto já lançado no dia 06 de dezembro, deste ano, mas será iniciado somente em fevereiro de 2012 e a sua finalização está programada para o final do mesmo ano, quando se pretende ter construído todos os procedimentos operacionais, seus fluxogramas, a missão e o regimento interno.

Este projeto será mais um marco regulatório na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre - SESP - porque alguns dos setores não possuem sistematizados os seus procedimentos operacionais, o fluxograma dos seus processos existentes, assim como não existe o regimento interno do Órgão.

A inovação administrativa também tem uma forte base nas experiências já vivenciadas noutras ocasiões pelo Secretário Reni Graebner, que já exerceu as atividades voluntárias de avaliador do Programa de Qualidade no Serviço Público, gerenciado pelo Ministério de Planejamento, por 4 anos, em 1999, 2000, 2001 e 2002; de representante da administração na condução da implantação da ISO 9001/2000 na certificação de processos na Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, no período de 2000 a 2003, possui curso de auditor interno e de auditor líder da ISO 9001/2000, entre muito outros de gestão, como MBA em administração.

O secretário Graebner detectou neste primeiro ano, a frente da SESP, que em alguns casos o servidor de determinado setor não tinha o conhecimento claro do serviço que prestava. “Se ele próprio, servidor, não entende o que faz e não possui o seu procedimento estabelecido, como é possível oferecer um serviço de qualidade aos usuários”. E acrescenta:

“Temos a obrigação de dominar o conhecimento do que fazemos, da nossa missão e das nossas potencialidades. Precisamos evitar o retrabalho e otimizar o tempo e os recursos na busca da eficiência, da eficácia e da efetividade. Essa é a essência do Projeto de Reengenharia de Processo que estamos implantando na SESP”.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

líderes serão capacitado como coordenadores

SESP inicia a capacitação dos coordenadores 
dos fóruns comunitários de segurança pública

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em20/120/2011
 

Na tarde desta terça-feira 20, aconteceu no auditório da Sesp (2º piso do Palácio das Secretarias), a primeira reunião com coordenadores dos fóruns comunitários de Segurança Pública, instalados nas regionais de Rio Branco.
A reunião faz parte do curso de capacitação e mediação na construção de instrumentos necessários aos seus trabalhos junto a comunidade.
De acordo com depoimento do secretário adjunto de Segurança Pública professor Ermicio Sena, os coordenadores serão capacitados à atuar como lideranças. Pactuar um canal de diálogo permanente entre o Governo (Secretaria de Segurança Pública) e comunidade  e validar suas próprias eleições por ocasião da implantação dos fóruns.
 A diretora de Planejamento estratégico da SESP Bethe Oliveira pondera que é importantes os coordenadores aprenderem como lidar com os fóruns  e não serem marcados pela comunidade como meros informantes da polícia, colocando a própria vida em risco  em eventual ação de retaliação  por parte dos infratores.
Ela dá exemplos sobre a importância da participação popular na área de segurança pública: “Através dos nossos mecanismos de análise criminal, sabemos que em determinada comunidade a prática de agressão e tentativa de estupros são freqüentes. Em que dia da semana e a que hora acontece os ataques com mais freqüência.
Não sabemos, por exemplo, se nos locais dos ataques existem igarapés onde a comunidade comumente freqüenta. Se existe matagal que possa servir de esconderijos aos delinqüentes, se existe tráfego normal para que as viaturas da polícia  possa fazer patrulhamento... essas informações é que os coordenadores dos fóruns vão trazer para a Segurança e Pública e essa por sua  vez vai acionar por exemplo a secretaria  municipal de serviços urbanos para garantir a trafegabilidade das ruas, ou a Eletroacre para  recuperar a iluminação pública... Enfim...
Os coordenadores dos  Fóruns Comunitários de Segurança Pública  acionarão a SESP para  intervir  sempre  que a manutenção da ordem pública estiver ameaçada ou quando  ações de grupo e de pessoas esteja colocando a vida dos outros em risco.
É o coordenador do Conselho, por exemplo, quem vai subsidiar as forças de segurança, sob as irregularidades e/ou ações de hostilidades da paz, sempre que a ordem pública esteja comprometida.
Essas lideranças – explica o secretário adjunto Ermício Sena  – não são responsáveis pela segurança de suas comunidades nem têm poder de polícia. Atuarão como canal de diálogo. Trarão para o âmbito da segurança Publica os problemas detectados pelas famílias  de suas comunidades.

Tráfico de Pessoas

Acreanos foram conhecer trabalho do Núcleo

 de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Goiás

15/12/2011

Foto: Valdir Araújo

Entre os dias 15 e 16 de dezembro, o Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Netp-GO) que é coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) recebeu a visita da equipe técnica do Núcleo de Enfretamento do Tráfico de Pessoas do Acre, para a troca de experiências com os profissionais que atuam nessa área e avaliar as ações e os resultados dos trabalhos desenvolvidos no estado de Goiás, que é pioneiro no desenvolvimento de projetos de combate ao tráfico de pessoas.
O Netp do Acre, é administrado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre/Sesp e foi ativado recentemente. Estiveram em Goiânia a equipe técnica: Nabor R. Sales - Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre, Jacson Uchôa - Conselho Tutelar e Parceiro do Posto de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Acre e atua na cidade de Assis Brasil que faz fronteira com Peru e Bolivia, Leví Moreira - Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Cruzeiro do Sual - AC.

Principais objetivos da visita:*

 Conhecer o trabalho informativo do Núcleo;

* Saber quem são os parceiros (quem são os atores que fazem parte da Rede);

* Se o Estado já fez algum tipo de pesquisa sobre Tráfico de Pessoas;

* Como os núcleos trabalham com a parte de prevenção e responsabilização;

* Levantamento de boas práticas de serviços e experiências de

prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes realizadas no Estado;

* Como são os atendimentos e encaminhamentos, como funciona a parte

jurídica dos Núcleos.


Silvia - Gerente do Centro de Referência da Semira, Nelma Pontes - Coodenadora do Netp-GO, Jacson UChôa - Conselho Tutelar  de Assis do Brasil-AC, Leví Moreira - Netp-AC, Nabor R. Sales - Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica / Netp-AC
Fonte: Comunicação Setorial da Semira

(62) 3201 - 5347


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Saldo positivo

EM COLETIVA SESP MOSTRA RESULTADOS DE 2011
 
Nonato de Souza & Amanda Borges
Ascom/SESP
Em 20/12/2011
No balanço geral os numeros da SESP foram muito bons
 Todas as metas foram alcançadas e o planejamento deve ser referencia para o próximo ano
Representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) formado por Secretaria de Segurança Pública (SESP – delegado Ildor Reni Graebner), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN – Sawana Carvalho), Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN- Delegado Dirceu Augusto), Corpo de Bombeiros (Cel. Flávio Ferreira Pires), Polícia Civil (Delegado Emilson Farias da Silva) e Polícia Militar, Cel-PM José Anastásio do Reis estiveram  recepcionando a imprensa na manhã desta segunda-feira para uma entrevista coletiva.
Reni disse que a SESP catalogou dados bastante positivos com investimento de R$ 8 milhões na área de reaparelhamento das polícias Civil e Militar, aquisição de novos equipamentos para vido monitoramento, O Disque Denuncia a ser implantado no início de 2012, a modernização de Rádio Analógicos para o sistema digital e seção de 32 antenas versátil a serem instaladas nas regiões de fronteiras.
No combate aos homicídios, disse que o Governo do Estado está de parabéns ao determinar a criação de um plano de metas para reduzir os indicadores da violência no estado. “Os resultados foram muito satisfatórios, Tínhamos uma meta de 7% como referencia de redutor de crimes de homicídio e conseguimos chegar esta data com a uma redução de 23,24% no Estado em relação ao ano passado” concluiu o secretário.
Em números, em 2010 foram assassinadas 185 pessoas e este ano 142. “Com a política de segurança implantada pelo governador conseguimos  reduzir   o número de vítimas de homicídio em 42. Foram 42 vidas  poupadas e se fosse apenas uma,    era mais que razão  para comemoramos”. 
 
Ações do Detran
A diretora do Detran, Sawana Carvalho reconheceu que apesar dos esforços e investimentos não foi possível baixar o número de acidentes com vitimas  fatais. No ano passado o numero de vitima fatais no trânsito foi 129. Em 2011 (até segunda-feira dia 19) o número de vitimas fatais no trânsito soma 165.
A diretora enumera vários investimentos já realizados. ”Foram instaladas 1.500 placas  de sinalização  e mais de 50 mil metros de faixas pintadas na capital e no interior. Estamos há 20 dias sem acidentes fatais no trânsito em Rio Branco e há 60 dias  sem registros em Cruzeiro do Sul. Saldo dos investimentos que estão sabendo realizados”, afirma
De acordo co a direção do DETRAN em 2011 foram emplacados 12.114 novos veículos uma média de 1.200 por mês. “Atualmente nossa frota está com 176 mil veículos sendo 121,50 só em Rio branco. Sendo que 70% deste total são motocicletas”. Estudos indicam que apenas 6% dos casos de acidentes com vitimas foram culpa da engenharia de trânsito. “Álcool, excesso de velocidade e desrespeito as leis, são as causas predominantes da violência no trânsito”, finaliza.
Ações da Polícia Militar
O coronel PM José Anastácio dos Reis, falou das ações preventivas e do reaparelhamento de todos os batalhões. Informou em primeira mão que no próximo ano será relançado o batalhão especial de PM mirim com a participação também das meninas em idade entre 12 e 14 anos.
O Bope teve atuação importante em operação de apoio às unidades do interior e também das outras secretarias. O comandante disse que este ano foram submetidos ao curso de aperfeiçoamento, 110 sargentos e 86 PM’s fizeram cursos diversos. 31 grupos de formação do Proerd, operação Álcool Zero cumpriu mais 80 das metas previstas para a Capital e Interior.
IAPEN

O diretor do Iapen, Delegado Dirceu Augusto, disse que a instituição é um paradoxo. “Se a segurança está bem o sistema incha e se o sistema vai mal o sistema também incha. A explosão demográfica dentro dos presídio é uma situação geral do país e não uma prerrogativa do Acre”. Ele afirma que ao cometer um crime, o cidadão é duplamente penalizado: pela lei e pela sociedade. A lei lhe absolve após a conclusão da sentença. A sociedade não.
“Seria bom que o ex reeducando tivesse oportunidade de reintegrar ao mercado de trabalho e ser uma pessoa de bem” continuou.isse que este próximo ano está sendo entregue a unidade prisional de Senador Guiomar com capacidade para   580 presos  mas se nada for feito em pouco tempo está também super povoado.

Policia Civil
O delegado Emilson Farias, contou que o Governo do Estado se comprometeu em 2012 a abrir concursos para peritos, legistas, papilocopista (policial especializado em identificação com digitais).Para a Polícia Civil, as delegacias novas de Capixaba e Mâncio Lima foram importantes para a redução de homicídios nos municípios, além ajudar no aparato e estrutura do interior.
Corpo de Bombeiros
O coronel do Corpo de Bombeiros Flávio Ferreira Pires, afirmou que a equipe dos bombeiros além dos habituais cursos de aperfeiçoamento, a brigada esteve no interior para esclarecer aos produtores rurais os perigos dos incêndios (queimadas). Ao todo, as palestras envolveram cerca de 600 pessoas.
Outro projeto que obteve sucesso este ano foi o Guarda-Vidas, que teve mais de 500 jovens inscritos. O programa procura beneficiar jovens em situação de risco. Foram aprovados garotos com o mínimo de condicionamento físico e preparação, no total 48 foram aprovados e continuaram com o treinamento para auxiliar no combate aos afogamentos.
Os aprovados ganham um auxílio para trabalhar de salva-vidas em clubes e banhos particulares, o que evita o envolvimento com a criminalidade, além de ser um apoio aos bombeiros, pois devido às ocorrências, nem sempre há salva-vidas oficiais disponíveis nos batalhões.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

COMEÇA A SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO PAPAI NOEL


COMEÇA A SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO PAPAI NOEL 

Escrito por Amanda Borges
Em 19/12/2011
AsCom/SESP

Já na primeira fase, a Operação Papai Noel é um sucesso com redução de 50% dos homicídios e quase 20% dos furtos. A segunda fase da operação vai contar com mais 300 policiais agindo nas seções administrativas, reforçando o trabalho da primeira fase.
“A PM continuará executando o planejamento proposto inicialmente, principalmente conjugando ações preventivas com ações mais ostensivas, mantendo o desenvolvimento das operações Arrastão, Boemia, Stop, Álcool Zero e Saturação” disse o comandante da PM, Paulo Cézar Santos.
A situação é de cautela, já que no Natal a Polícia Militar fiscaliza os presos que são beneficiados com o indulto, onde saem das cadeias e visitam suas famílias, muitas vezes aproveitando para cometer delitos ou fugir. “A esses [presos] serão feitas visitas periódicas. Mas cada um deles já sabe que não pode ficar na rua depois das 19 horas”.

O Comandante deu também algumas dicas para que a população se previna da ação dos bandidos durante o período festivo.

1) No Banco:
* Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora das agências
* Proteja bem o dinheiro ou cheque na hora que for ao banco fazer depósito
* Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos

2) Nas Compras:
* Nunca deixe a bolsa ou as compras em locais que possam ser roubados
* Nunca mostre dinheiro em locais públicos
* Procure não ir sozinho às compras

3) Em Casa:
* Evite colocar cadeados do lado de fora da residência, isso sinaliza que não há ninguém em casa
* Ao abrir o portão para colocar o lixo para fora, verifique se não há pessoas estranhas ou suspeitas.
* Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente para visitar sua casa periodicamente, suspenda a entrega de jornais, solicite a um vizinho para recolher a correspondência e desative a campainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se há alguém em casa.

- Informações do Jornal Página 20